Can olympic venues be transformed into job opportunities?


Write an article whose thesis is: Can Olympic venues be transformed into job opportunities?
Steps: 
First: read the texts below to transform information in arguments that show your opinion about the theme.
Second: make your text project. Fill the chart below:
Argumentative text project
Mean Theme
Olympic games
Thesis
Can Olympic Venues be transformed into job opportunities?

Terms we are going to explain



First argument (weakest)



Second argument



Third argument (strongest)










Olimpíadas e Copa do Mundo são prováveis temas para as redações cobradas em vestibulares
Dentre as tarefas que lhe serão incumbidas no dia do exame, caro (a) vestibulando (a), há aquela que impreterivelmente acontecerá – a redação
E por se tratar dessa questão temática (dada a realidade de temas atuais), pensamos na possibilidade de dois marcantes acontecimentos: a Copa do Mundo e as Olimpíadas – eventos estes que ocorrerão em solo brasileiro. Dessa forma, ao elencar seus argumentos acerca de tais assuntos, é importante conhecer tanto os aspectos positivos quanto os negativos. Assim sendo, como você terá de assumir uma postura adequada, torna-se recomendável que não seja aquela na qual você se mostre “em cima do muro”. Contra ou a favor, mostre-se como uma pessoa firme e capaz de convencer seu interlocutor acerca de suas opiniões, fazendo-o acreditar que realmente suas ideias estão calcadas em fundamentos plausíveis. (...)
Partindo, pois, para os pontos negativos e positivos que você poderá abordar, eis que elencamos alguns deles, a começar pelos contras:
* O valor estimado, no que tange aos investimentos aplicados às Olimpíadas, será em torno de R$ 25,9 bilhões... valor este que poderia ser destinado ao suprimento de algumas necessidades básicas que o país atualmente necessita, tais como: saúde, educação, segurança, entre outras;
* Elementos que se referem à infraestrutura, como o é caso de aeroportos, transporte público, rodovias, entre outros, tendem a se manifestar como uma significativa problemática. A rede hoteleira... estará ela preparada para atender a todas as demandas?
* Ambos os eventos, os quais aumentarão o contingente turístico, não desencadearão o aumento da criminalidade? A segurança estará preparada, de modo a contornar possíveis contratempos? Enfim, ficam esses e mais alguns pontos, aqui não elencados, com fins de reflexão.
Quanto aos aspectos positivos:
* Geração de empregos;
* Ampliação da Receita;
* Aprimoramento cultural, dada a necessidade de se investir em cursos que capacitem a aquisição de outras línguas, além da materna.
* Mediante o crescimento originário desses investimentos de toda ordem, a divulgação do Brasil no exterior será fator inevitável.
Agora que estamos bem informados sobre os aspectos que tendem a incidir na produção textual, torna-se importante ressaltar as palavras ditas por outrem, as quais nos revelam que “os temas importam pouco; é a maneira por que são tratados que merece consideração”.   
Êxito é o que desejamos a você nesta empreitada!!!

Compensa investir?

Estudo do Ipea aponta que Olimpíada melhorou a infraestrutura urbana e aumentou o PIB e o emprego nas localidades onde foram realizados os jogos. Brasil também espera resultados

Márcio de Morais e Gilson Luiz Euzébio - de Brasília 

Os exemplos de Barcelona 1992 (Espanha), Sydney 2000 (Austrália) e Pequim 2008 (China) comprovam: jogos olímpicos produzem resultados muito positivos para o país que os patrocinam, principalmente para as cidades onde são realizados. A expectativa para o Brasil é mais favorável ainda, porque o País vai sediar dois dos maiores eventos esportivos internacionais nos próximos anos, a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016. A realização da Copa exigirá investimento em transportes (portos e aeroportos), mobilidade urbana (metrôs, trens, corredores), hotelaria, turismo e em pessoal de atendimento e recepção nas 12 cidades-sedes, movimentando toda a economia local. O ritmo de investimento terá que ser mantido no Rio de Janeiro, que vai sediar a Olimpíada. A previsão chega a R$ 30 bilhões. O estudo Leitura econômica dos Jogos Olímpicos: financiamento, organização e resultados, de Marcelo Proni, Lucas Araújo e Ricardo Amorim, pesquisadores do , mostra que o investimento em eventos esportivos trouxe bons resultados para as cidades analisadas.
Os investimentos para os Jogos Olímpicos de 1992 promoveram uma "transformação urbana" na cidade: aumento de 15% nos projetos rodoviários e de 17% no sistema de tratamento de esgoto, em comparação com 1989. De acordo com o estudo do , os efeitos positivos começaram com a escolha da cidade pelo Comitê Olímpico Internacional: "a taxa de desemprego, que até então vinha aumentando, começou a cair. Entre outubro de 1986 e julho de 1992, a taxa geral de desemprego em Barcelona caiu de 18,4% para 9,6% (contra 15,5% no resto da Espanha)." Nesse período, o número de contratos de trabalho aumentou 2,5 vezes. Os resultados em Sydney também foram animadores: aumento de US$ 1,4 bilhão do PIB na região e de US$ 0,3 bilhão do PIB nacional e crescimento do emprego, no período de preparação do evento. O mesmo se repetiu em Pequim: "O evento grandioso trouxe para a cidade de Pequim uma série de benefícios econômicos e deu impulso à preservação do meio ambiente, confirmando o legado que os Jogos Olímpicos têm deixado em suas últimas edições. Provavelmente, terá daqui por diante uma influência positiva no desenvolvimento econômico chinês, em especial em setores como mídia, televisão, internet, telefonia móvel, energia 'limpa' e material esportivo", destaca o estudo, acrescentando que a Olimpíada, além do impressionante espetáculo, também gera negócios e impactos econômicos.

Os técnicos analisaram números e resultados das três mais bem-sucedidas Olimpíadas já realizadas, e concluíram que marketing grandioso e novas instalações esportivas apenas contribuem para o sucesso do maior evento esportivo mundial. "Investir na cidade e região, e não no evento, é algo que deve ser colocado como prioridade na hora de formular uma proposta de candidatura. Antes dos estádios, ginásios, piscinas, alojamentos, é importante pensar na questão das facilidades de transporte e comunicação, na questão ambiental e na segurança e conforto dos turistas e atletas", conclui a pesquisa.



31/07/2012 - 06h00
Copa do Mundo e Olimpíada geram corrida por oportunidades
Filomena Garcia
Colunista do UOL, em São Paulo
LEIA MAIS
Desde de 2011, notamos que alguns segmentos relacionados a serviços estão se destacando na preferência do empreendedor. As oportunidades ligadas à saúde, beleza, turismo, esporte figuram hoje entre as mais procuradas pelas pessoas que buscam abrir seu primeiro negócio.
Um dos fatores para esse movimento do mercado é a proximidade dos dois eventos esportivos mundiais que serão sediados no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Ernest & Young, estima-se que os investimentos para a realização desses eventos gerarão uma renda da ordem de R$ 63,48 bilhões.
O tamanho desse bolo tem mexido com o espírito empreendedor de muitas pessoas que, decididas a abocanhar a sua fatia, têm procurado investir em negócios ligados ao esporte, como escolas de futebol, lojas de tênis, artigos esportivos e academias. O setor de turismo e hotelaria é outro que também vem ganhando bastante atenção dos investidores.
Empreendedor deve estar atento ao mercado local
Além de movimentar a economia local, eventos dessa magnitude são responsáveis por gerar ótimas oportunidades não só para quem deseja começar a operar seu primeiro negócio, mas também para quem já atua no mercado.
Não é necessário, porém, aguardar por eventos dessa magnitude para descobrir grandes oportunidades. O empreendedor deve estar sempre ligado no que acontece em sua cidade ou mesmo no bairro em que atua.
Deve procurar conhecer as datas comemorativas da região e entrar em contato com a prefeitura ou com entidades de classe para se informar sobre eventos locais, como festas típicas e feiras.
Muitas vezes, esses eventos regionais já são capazes de produzir alterações significativas no comportamento do consumidor, impulsionando a demanda e proporcionando ótimas oportunidades para aumentar o faturamento do seu negócio.
Com base nessas dicas, você conseguiria identificar as oportunidades que estão ao seu redor e traçar uma estratégia para aproveitá-las?
Descrição: Filomena Garcia
Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros "Franchising - Uma estratégia para expansão de negócios e "Marketing para Franquias"
Fonte: uol

Comentários

Postagens mais visitadas